segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Honduras fatos...

A atual situação politica em Honduras está levando a América Latina a ser assombrada por fantasmas que teimam em assombrar o continente, novamente um golpe militar vêm com objetivo de acabar com valores democráticos e sobre a bandeira de "salvadores da nação" alegam que estão protegendo a nação de "ditadores" estranha contradição!

Mais a situação em Honduras não foge dos padrões... vamos aos fatos:

Vêm se dizendo que o presidente Zelaya queria realizar um referendum popular em junho passado para poder se reeleger e consequentemente ter um segundo mandato. Não é verdade.

O que na verdade ocorreu em Honduras foi que Zelaya queria saber do povo se concordavam que na eleição de novembro fosse colocada uma quarta urna para que o povo decidisse se aceitava ou não a convocação de uma assembleia constituinte para redigir uma nova carta política para o país.

Está consulta é previta no artigo 5º da atual constituição.
Se aprovada a nova assembleia, a nova constituição só teria valor para o novo presidente, então Zelaya não se beneficiaria dela neste momento, talvez um sucessor ou em uma próxima eleição.

A Constituição hondurenha, mesmo estando ultrapassada pela nova situação mundial, é taxativa, em seu artigo 3º, na condenação aos golpes de Estado.

resumindo: Zelaya não quiz se reeleger. Quiz sim realizar uma consulta popular com o objetivo de colocar uma nova urna nas eleições de novembro para saber se a população aceitava uma nova constituição. Tudo dentro das leis do país.


Sendo assim quem agiu fora das leis constitucionais foram os golpistas que sequestraram Zelaya e sua familia secretamente durante a noite e o explusaram do país.

O verdadeiro conflito em Honduras se deu entre um presidente com amplo apoio popular que estava retirando o país da miséria, entre um congresso altamente conservador que organizou o golpe em nome dos valores econômicos.

Portanto se entende porque o Brasil entrou neste conflito, e porque praticamente o mundo inteiro condena o golpe em Honduras.

E o mais curioso...alguém já viu estes fatos nas Tvs e jornais brasileiros?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alguns problemas de se participar de fóruns de Internet.

Certamente você participa, participou ou já tentou participar de algum fórum na internet, principalmente no Orkut tentando dar uma opinião sobre alguns assunto!

Então certamente você já passou por alguma situação destas abaixo:
Se alguém expõe uma opinião sobre o governo, seja ela a favor ou contra, irá ser "esculaxado", não importa se o cara reproduza uma denúncia séria ou defenda de maneira certa, ela será um babaca, idiota, fracassado um merda!

Se alguém usa um fórum pra divulgar uma banda, venda de algo, será "esculaxado", normalmente com os mesmos adjetivos acima.

Se alguém defende ou fala mal do meio ambiente, a mesma coisa!

Se alguém deixa claro sua posição política, pode ter certeza que será chamado de tudo!

Se alguém fala algo de seu time de coração, lá vêm os velhos elogios!

PESSOAL o objetivo destes fóruns é debater, discutir trocar idéias, e quando se debate algo, é algo! não é a pessoa, debatam as idéias, se você é contra, critique o fato, não a pessoa!

Se você não sabe direito o que dizer, leia sobre os assuntos debatidos, afinal na internet o mesmo fato têm várias explicações, isso quer dizer que você formará uma opinião!

Muitas pessoas acham que só porque estão na frente de um computador, o que fará aqui não terá consequencias, mas pode ter, e sérias, afinal isso aqui só parece virtual, mas é muito real, sem contar que se eu defendo um ponto de vista, eu não preciso ser chamado de merda, viado, babaca, e por ae, só diga, não concordo com você, pois pode ser de outra maneira este seu pensamento ou opinião!

Portanto, se você é um debatedor de fóruns, continue firme e mostre aos "ignorantes virtuais" que você é um entendedor do assunto e esculaxe eles...NA IDÉIA!!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jornal Nacional, 40 anos de História!

Olá! Certamente você que assiste o Jornal Nacional já notou que está sendo comemorados os 40 anos de História do "mais importante e influente telejornal brasileiro" pois é, deu pra notar não é?! 
Já que os editores trataram de lembrar dos fatos mais marcantes destes 40 anos, resolvi aqui relembrar dos fatos mais marcantes que eles esqueceram de lembrar! mas o povo não! 

Ae vai...

Ficou de fora da retrospectiva, por exemplo, que o surgimento e fortalecimento da TV Globo deu-se a partir de um acordo ilegal com o grupo estrangeiro Time-Life, que foi inclusive objeto de CPI no Congresso Nacional.

Esqueceram de dizer que a emissora foi criada e se fortaleceu com o apoio decisivo dos sucessivos governos militares. E que seu jornalismo, em especial o JN, ignorou solenemente as torturas, os desaparecimentos e as mortes dos que lutavam contra a ditadura, como se não tivessem acontecido.

O resgate histórico deixou de lado a tentativa de ignorar o movimento pelas eleições diretas nos primeiros anos da década de 1980, assim como a participação da emissora na tentativa mal sucedida de fraude nas eleições para o governo do Rio de Janeiro, com o objetivo de evitar a posse de Leonel Brizola.

A memória seletiva igualmente deu conta de apagar a participação decisiva do JN na eleição de Fernando Collor em 1989, quando a emissora editou de forma canalha o último debate entre Collor e Lula, além de utilizar contra o candidato petista as acusações lunáticas de sua ex-mulher e o seqüestro do empresário Abílio Diniz.

Nos anos seguintes, de forma nem um pouco sutil, foi linha de frente na consolidação da idéia - hoje comprovadamente furada - de que o neoliberalismo e a privatização de empresas estatais eram o único caminho a seguir, impulsionando a eleição e reeleição de FHC à Presidência.

Há ainda uma série infindável de episódios mais recentes que poderiam ser acrescentados à lista, como a cobertura favorável ao tucano Alckmin nas últimas eleições presidenciais. Ao contrário de outras tentativas, a tática não deu certo, graças à multiplicação das fontes de informação e, quem sabe, ao aumento da consciência política das classes menos favorecidas.

Fato é que, ao longo de toda a sua história, a Globo consolidou-se como os olhos e ouvidos da atrasada elite brasileira, cerrando fileiras contra movimentos sociais e quaisquer políticas distributivas. Em Brasília, seu "senador" é sempre recebido com afagos. Tapetes vermelhos se estendem aos seus pés. E assim, políticas que visam democratizar as comunicações do país são enterradas antes mesmo de nascerem.
É normal, compreensível até, que o JN tente recontar a sua própria história. O que não pode acontecer é que a história não contada por ele seja esquecida por nós.tão

Então... PARABÉNS PRA VOCÊ!!!

colaboração: Diogo Moyses do www.terramagazine.com.br

 
fonte: www.almanaquedacomunicacao.com.br

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Independência ou Morte?

Dia 07 de setembro, comemoramos a Independência do Brasil. Temos como grande herói do processo D. Pedro I. Tradicionalmente vemos no ato de D. Pedro como grande idealizador e herói da Independência. Porém como se deu o processo? Não tivemos outros nomes que lutaram pela nossa Independência?

É durante o século XIX que o mundo passou por grandes transformações. As velhas estruturas feudais estavam superadas. A Revolução Industrial atingia seu auge na Inglaterra e se expandia por todo o planeta. A modernidade se firmava em toda a estrutura da sociedade, com inovações tecnológicas, meios de transporte, enfim modernizando a vida das pessoas.

No Brasil a Revolução Industrial esta ligada diretamente no processo de Independência. O processo da Independência brasileira se deve ao conjunto em que se desenvolveu, ou seja, pelas transformações operadas na Europa desde os fins do século XVIII, que se refletiam nas áreas coloniais e impulsionaram a solução de autonomia. Porém esse foi um processo que se iniciou em 1789.
Um dos primeiros movimentos que luta pela Independência do Brasil foi a Inconfidência Mineira, Este movimento, ocorrido na então Capitania de Minas Gerais pretendia eliminar a dominação portuguesa e criar uma nação livre, Independente da opressão da metrópole, Portugal. No Brasil, seu principal objetivo era a Independência. Porém logo foi controlado pelo governo central.

Outros movimentos de emancipação também foram controlados, como a Conjuração do Rio de Janeiro em 1794, a Conspiração dos Suaçunas em Pernambuco (1801) e a Revolução Pernambucana de 1817. Esta última, já na época que D. João VI havia se estabelecido no Brasil. Apesar de contidas todas essas rebeliões foram determinantes para o agravamento da crise do colonialismo no Brasil, já que trouxeram pela primeira vez os ideais iluministas e os objetivos

Todos estes movimentos produziram nomes que lutaram pela Independência,como Tiradentes e Frei Caneca, ambos assassinados pelo Governo Imperial.

A Independência não marcou nenhuma ruptura com o processo de nossa história colonial. As bases sócio-econômicas (trabalho escravo, monocultura e latifúndio), que representavam a manutenção dos privilégios aristocráticos, permaneceram inalteradas.

O "sete de setembro" foi apenas a consolidação de uma ruptura política que se iniciou em 1789. A obra de Pedro Américo ?Independência ou Morte? é real? Os fatos se desencadearam conforme a pintura? Devemos analisar os fatos e desconstruir a História como ela é colocada, buscar outras comparações para que com isso buscar fechar as lacunas abertas pela historiografia, visando uma analise mais profunda dos fatos.

O fato é, a Independência política nos trouxe maior autonomia política? Hoje, somos totalmente livres? Podemos pensar e agir conforme vontade própria? Todo o sistema e a estrutura vigente nos permite essa liberdade? São questões que certamente merecem serem refletidas.
Também publicado em: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2009/09/453674

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Isso é a vida na escola...

Só pra lembrar um pouquuinho do hino da Independência...

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Qual o sentido da vida?

A vida tem sentido? creio que não.
Para a maioria se busca cotidianamente um sentido que não se vai além de satisfazer desejos individuais que não permitem ao individuo sua busca impessoal de se dar um sentido da vida. A vida não tem sentido, pois no mundo as relações s permitem sentidos superficiais que se dão apenas em busca de bens materiais aonde satisfazem superficialmente cada um. Não um sentido coletivo na vida e isto faz com que as relações de troca que deveriam envolver todos se percam levando a relações cada vez mais individuais onde se acaba a troca e a ajuda coletiva. Creio que a vida só terá sentido quando esta busca se dará de forma coletiva onde o sentido não seja individual, mais sim se busque um sentido coletivo onde permita aos indivíduos uma relação de cooperação de busca maior onde os desejos não sejam individuais mais sim os desejos sejam aspirados a dar sentido numa vida cotidiana que envolva todos. 
Todos!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Semana da Pátria

Esta semana estamos comemorando a semana da pátria! 
que pátria?esta pátria insana de poucos que vivemos? comemorar o que?
esta pátria forjada históricamente que ainda não aprendeu o que é ser uma pátria? 
quem faz a pátria?
Comemorem se quizerem...
enquanto isso fica ae o refrão da provocante música de Gabriel O Pensador...
Pátria que me pariu!
Quem foi a pátria que me pariu!?


Bem Vindos

Olá! bem vindos ao meu re-novo blog, já que não consigo mais acessar o antigo, criei este para substitui-lo! A proposta deste blog é a discussão sobre o cotidiano diário de cada dia deste mundo.
Irei discutir temas sobre o meu dia a dia e das coisas que acontecem neste pequene planeta!

é isso, espero que acessem, comentem, discutam e por ae!

boa terça!