A atual situação politica em Honduras está levando a América Latina a ser assombrada por fantasmas que teimam em assombrar o continente, novamente um golpe militar vêm com objetivo de acabar com valores democráticos e sobre a bandeira de "salvadores da nação" alegam que estão protegendo a nação de "ditadores" estranha contradição!
Mais a situação em Honduras não foge dos padrões... vamos aos fatos:
Vêm se dizendo que o presidente Zelaya queria realizar um referendum popular em junho passado para poder se reeleger e consequentemente ter um segundo mandato. Não é verdade.
O que na verdade ocorreu em Honduras foi que Zelaya queria saber do povo se concordavam que na eleição de novembro fosse colocada uma quarta urna para que o povo decidisse se aceitava ou não a convocação de uma assembleia constituinte para redigir uma nova carta política para o país.
Está consulta é previta no artigo 5º da atual constituição.
Se aprovada a nova assembleia, a nova constituição só teria valor para o novo presidente, então Zelaya não se beneficiaria dela neste momento, talvez um sucessor ou em uma próxima eleição.
A Constituição hondurenha, mesmo estando ultrapassada pela nova situação mundial, é taxativa, em seu artigo 3º, na condenação aos golpes de Estado.
resumindo: Zelaya não quiz se reeleger. Quiz sim realizar uma consulta popular com o objetivo de colocar uma nova urna nas eleições de novembro para saber se a população aceitava uma nova constituição. Tudo dentro das leis do país.
Sendo assim quem agiu fora das leis constitucionais foram os golpistas que sequestraram Zelaya e sua familia secretamente durante a noite e o explusaram do país.
O verdadeiro conflito em Honduras se deu entre um presidente com amplo apoio popular que estava retirando o país da miséria, entre um congresso altamente conservador que organizou o golpe em nome dos valores econômicos.
Portanto se entende porque o Brasil entrou neste conflito, e porque praticamente o mundo inteiro condena o golpe em Honduras.
E o mais curioso...alguém já viu estes fatos nas Tvs e jornais brasileiros?