A ação humana é a grande responsável pelo aquecimento global. Pois bem, isto quer dizer que a relação do homem com a natureza não é de respeito, de preservação, é uma relação predatória, onde uma árvore significa apenas lucro.
O mundo vem sofrendo com a destruição da natureza a cerca de 150 anos, ou mais precisadamente quando o sistema capitalista surgiu, e este sistema tem como objetivo o lucro. Portanto após o surgimento deste sistema é que os recursos passaram a ser usados de forma compulsiva e predatória, levando a degeneração do clima e a uma conseqüente catástrofe ambiental. Se pode concluir então, que o lucro é o responsável pela destruição das florestas e pela poluição do mundo. No Brasil, o aquecimento e a destruição ambiental vem sendo sentidos nos últimos 60 anos, ou seja, desde quando a atividade industrial se desenvolveu em nosso pais. Fica evidente então a relação da destruição dos recursos naturais com o desenvolvimento industrial capitalista.
E isto fica mais evidente quando os principais países capitalistas, que também são os maiores responsáveis pela poluição não cooperam com a diminuição de poluentes de suas empresas, pois poderiam assim prejudicar seus lucros.
Cada um de nós tem uma parcela de culpa na destruição ambiental, a destruição das florestas, a poluição dos rios, a queima de combustíveis, a produção de lixos, são apenas alguns exemplos do que esta destruindo nosso planeta.
Segundo as ultimas noticias, já é tarde para revertermos o que já foi destruído, porém se cada um de nós mudar nossos hábitos diários e as indústrias se conscientizarem que são grandes poluidores, podemos começar a dimunuir a degeneração do planeta, e isto só será possível com uma mudança radical de cultura e de modo de vida, ou uma mudança de sistema. E em perspectivas futuras, isto esta se tornando cada vez mais impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário